Para 2024, espera-se uma aceleração da transformação digital nos Governos brasileiros, especialmente nos Estados. Apenas 4% dos serviços públicos estaduais estão disponíveis digitalmente, em comparação com os 78% dos serviços federais já digitalizados¹.
Para avançar nesta pauta, é importante estar atento às tendências do Governo Digital, como a inteligência artificial, que podem ser boas aliadas para impulsionar a digitalização dos serviços públicos estaduais.
Com essa análise, procuramos orientar de forma precisa os investimentos na transformação digital do Estado:
“Para inovar no setor público, a administração pública deve equilibrar e considerar oportunidades e riscos digitais, enquanto analisa as evoluções tecnológicas e desafios globais”
– Ilson Bressan, CEO da Valid
Continue a leitura para entender mais detalhes sobre as principais tendências que vão moldar o Governo Digital em 2024.
Tendências de Governo Digital que vão impulsionar o setor público em 2024
1. Interoperabilidade entre Sistemas Governamentais
A interoperabilidade é um forte tópico dentre as tendências de Governo Digital para 2024. Esta ferramenta é a plataforma que promove uma troca segura e contínua de dados entre entidades governamentais. Esta tendência reforça a necessidade de integração e colaboração entre instituições públicas afim de oferecer serviços mais eficientes ao cidadão.
A plataforma de interoperabilidade Valid, por exemplo, preserva a confidencialidade e integridade dos dados, enquanto cria um ecossistema de troca de informações confiável entre órgãos públicos. A interoperabilidade agiliza a administração ao eliminar processos redundantes e acelerar a tomada de decisões.
Na Estônia, estima-se que a interoperabilidade economiza, por ano, cerca de 1885 horas de trabalho manuais e descentralizados.
2. Capacitação sobre Governo Digital para funcionários públicos
Segundo World Economics Forum, os trabalhadores do setor público terão que mudar cerca de 40% de suas habilidades essenciais nos próximos cinco anos. Para além de novas habilidades, estudos apontam um déficit em relação a ferramentas inovadoras disponíveis no setor público. De acordo com a pesquisa da Ernest Young, 63% dos funcionários públicos acreditam que é necessário fazer mudanças significativas ou moderadas para melhorar as ferramentas e tecnologias disponíveis na rotina da administração pública.
Em relação aos conceitos de Governo Digital, os funcionários públicos sentem a necessidade de entender mais a fundo, por exemplo:
– Leis e regulamentações que suportam tais iniciativas;
– Os pilares do Governo Digital;
– Quais ferramentas podem ser adotadas para inovar no setor público, entre outras questões.
Além disso, o investimento em ações educativas também busca estabelecer uma visão em comum entre gestores e servidores sobre o futuro mais digital do Estado.
Um exemplo de ação desenvolvida para mitigar esta necessidade de capacitação do setor público é o curso de Governo Digital oferecido pelo estado do Piauí para seus servidores, em que a Valid participa esclarecendo sobre o tema da identidade digital.
3. Serviços Públicos Proativos
Os Serviços Proativos acontecem quando o Estado sugere ações e serviços ao cidadão antes que ele faça uma solicitação. Isso é possível através da análise de dados, que identifica as necessidades de cada cidadão, e inteligência artificial (AI), que processa essas informações para sugerir novas ações.
O Estado, pode por exemplo, sugerir e facilitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o cidadão por meio de um aplicativo ou portal de serviços. Nesse cenário, o Estado possui as informações sobre a validade da CNH do indivíduo e identifica a necessidade de renovação. Então, recomenda ao cidadão que ele realize a solicitação de forma simplificada através de uma plataforma digital.
Para o Estado, isso significa:
- Maior geração de receita
- Mais previsibilidade de demanda
- Melhor satisfação do público geral
Para o cidadão, esta tendência traz praticidade e reduz o estresse ao facilitar que o cidadão solucione possíveis pendências com o setor público.
Serviços governamentais proativos fazem parte das tendências de Governo Digital porque melhoram a relação entre o cidadão e o governo. Isso se dá porque o Estado prevê as necessidades do cidadão para oferecer meios simplificados de resolvê-las.
O tema dos Serviços Públicos Proativos é tão relevante que é um dos índices-chave usados pela OCDE para determinar os líderes em seu ranking de governo digital de 2023.
Os critérios para constituir o ranking de governo digital da OCDE conta com dois fatores essenciais: colaboração entre instituições (interoperabilidade) e análise de dados para sugestão precisa de serviços ao cidadão (serviços proativos).
4. Inteligência Artificial no Setor Público
Segundo o Grupo Gartner, até 2026, 30% dos novos aplicativos usarão IA para impulsionar interfaces de usuários adaptativas personalizadas; e mais de 80% das empresas terão usado a IA generativa para o desenvolvimento de aplicações. Seguindo a mesma tendência do setor privado, o setor público também deve se beneficiar da inteligência artificial para aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e oferecer serviços mais eficientes ao cidadão.
O principal ganho da utilização de IA no governo é a agilidade do processamento e análise de grandes volumes de dados. Isso resulta em tomadas de decisão mais rápidas e fundamentadas por parte dos gestores. Funcionários públicos poderiam, por exemplo, utilizar vastas fontes de dados para direcionar políticas públicas de forma mais eficiente.
Além disso, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar a interação do governo com os cidadãos. Um exemplo é o uso de chatbots e assistentes virtuais, aprimorados pela IA, que podem proporcionar respostas rápidas e precisas, melhorando a comunicação com o público.
💡 Confira o case da digitalização do Detran Ceará em parceria com a Valid, que utiliza chatbots, blockchain e realiza a digitalização da transferência de veículos.
Além de aprimorar a eficiência dos processos internos, o uso da IA no setor público pode também tornar a prestação de serviços mais disponível, precisa e personalizada. Caso aplicada de forma estratégica, a inteligência artificial é uma importante aliada para catalisar a digitalização de governos em prol de uma sociedade melhor.
5. Autenticação Multifatorial (MFA) contra fraudes
A Autenticação Multifatorial contra fraudes está entre as tendências de Governo Digital. Essa abordagem de autenticação segura tem um papel fundamental na confirmação da identidade dos cidadãos ao acessarem serviços governamentais. A MFA combina diferentes métodos de verificação, como senhas, dispositivos móveis e biometria, criando assim uma barreira robusta contra acessos não autorizados. Segundo o Juniper Research, estima-se que os investimentos com verificações de identidade digital irão aumentar em 77% até 2026.
O objetivo da autenticação multifatorial é evitar fraudes digitais que podem onerar, e muito, as contas públicas. Ao incorporar múltiplas formas de verificação, a MFA reduz o risco de violações de segurança, criando um ambiente digital mais seguro. Por isso, a autenticação multifatorial se destaca como atributo importante para tornar mais segura a Identidade Digital do cidadão.
A MFA também tem papel relevante na simplificação de acesso a serviços públicos digitais. Pois, pode ser utilizada, por exemplo, como prova de vida através do próprio dispositivo móvel, evitando o deslocamento do cidadão a alguma instituição pública. Outro caso de uso importante é a autenticação segura para possibilitar, por exemplo, a solicitação de segunda via do RG de forma remota através de um aplicativo.
Para os cidadãos, a interoperabilidade oferece vantagens devido ao princípio da única vez. Através de sistemas interoperáveis, é possível que o cidadão não precise fornecer os mesmos dados ao acessar serviços de diferentes órgãos da administração pública.
Além disso, a interoperabilidade permite que todos os serviços estejam concentrados em um único portal. Agora, as pessoas podem acessar todos os serviços integrados em um único site, o que costumavam precisar de portais distintos de várias secretarias e órgãos governamentais.
A interoperabilidade também é fundamental na segurança pública para proteger os dados do Estado e de seus cidadãos contra ataques cibernéticos. Isso porque a plataforma de Interoperabilidade Valid oferece segurança superior e robusta contra ataques hackers.
💡 Saiba mais sobre os recursos de segurança da plataforma de Interoperabilidade
Bônus: Identidade Digital Estadual no Setor Privado
Muitos países avançam na implementação de soluções de identidade digital para acessar serviços públicos. No entanto, para além de serviços públicos, a identidade digital tem como premissa servir também como identificação segura para serviços privados.
“Embora soluções de identidade digital para acesso a serviços públicos estejam amplamente disponíveis em grande parte dos países, é crucial adotar ações adicionais para viabilizar sua utilização em diversos setores.”
– Relatório OCDE
O Governo Digital no Brasil já é uma realidade em construção
Imagine um futuro em que não precisamos memorizar inúmeras combinações de e-mail e senha para acessar serviços e recursos essenciais. Ou então, que não será necessário preencher um formulário de cadastro a cada nova compra ou serviço de uma empresa. Para o cidadão, isso significa praticidade e comodidade em direção a uma nação verdadeiramente digital.
O principal fator da identidade digital é promover a identificação segura de indivíduos, seja no ambiente físico ou online. O desenvolvimento de uma identidade digital forte e segura conectada à base biométrica do Estado previne ataques e golpes cibernéticos, fator fundamental para a construção de uma sociedade digital mais segura para todos.
💡 Saiba como a Valid está contribuindo para a digitalização dos serviços públicos no Brasil
¹ Banco Interamericano de Desenvolvimento, “Benefícios econômicos da transformação digital de serviços públicos: o caso da cidade de São Paulo”, (2022)