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Governo Inteligente: transformando a gestão pública com tecnologia 

Personalização e uso de dados pode criar relação mais próxima e eficiente entre Estado e cidadãos. Entenda.

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A transformação digital da gestão pública, impulsionada pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs), deu origem ao conceito de Governo Inteligente. Mas o que isso significa na prática? 

Mais do que simplesmente automatizar processos, o Governo Inteligente busca criar uma relação mais próxima e personalizada entre o Estado e o cidadão, utilizando dados e tecnologia para antecipar necessidades e oferecer serviços públicos sob medida. 

O conceito de Governo Pessoal também se encaixa bem neste contexto, pois representa a ideia de um governo que coloca o cidadão no centro de suas ações e oferece serviços personalizados e adaptados às necessidades individuais. 

Características de um governo inteligente 

Através de ferramentas tecnológicas e integração de dados, os governos inteligentes são capazes de identificar padrões, antecipar problemas e tomar decisões mais informadas. 

A coleta, a análise e a utilização de dados permite identificar tendências, prever demandas e avaliar o impacto das políticas públicas. Em essência, um governo inteligente é proativo, buscando antecipar as necessidades dos cidadãos para oferecer soluções inovadoras. 

Outra característica fundamental de um governo inteligente é a sua capacidade de integrar diferentes sistemas e plataformas. A interoperabilidade entre os sistemas governamentais permite a troca de informações de forma eficiente, eliminando a duplicação de dados e facilitando a prestação de serviços.  

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A participação cidadã também é um elemento essencial, com a criação de canais de comunicação e plataformas colaborativas que permitem aos cidadãos expressar suas opiniões e contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes. 

Melhorias que o governo inteligente promove 

  • Serviços públicos mais eficientes e personalizados: através de plataformas digitais, é possível acessar diversos serviços governamentais de forma rápida e fácil, a qualquer hora e lugar.  
  • Mais transparência e acessibilidade à informação: fica mais fácil para o cidadão acompanhar as ações do governo e participar ativamente das decisões que os afetam. 
  • Otimizar recursos e reduzir custos sem perder qualidade dos serviços prestados: ao utilizar dados e análises, os gestores públicos podem identificar gargalos, alocar recursos de forma mais eficiente e tomar decisões baseadas em evidências. E isso também gera economia para o cidadão, com menor necessidade de deslocamento e gastos em cartórios. 
  • Gestão integrada dos serviços públicos:  colaboração entre diferentes órgãos do governo aumenta a agilidade, evita a necessidade de repetir dados, economiza tempo e gera mais confiança nas relações. 

Proatividade no serviço público: como a tecnologia pode ajudar a antecipar e solucionar as necessidades dos cidadãos 

Através da análise de grandes volumes de dados, o governo inteligente pode identificar padrões de comportamento e tendências, antecipando as necessidades dos cidadãos. 

A Estônia, um pequeno país do Leste Europeu, exemplifica na prática como a antecipação das necessidades dos cidadãos, por meio de um serviço proativo, traz benefícios tangíveis, melhorando a eficiência dos serviços públicos e elevando a satisfação e confiança da população em relação ao governo. 

Já no Brasil, o Balcão Digital, serviço implementado pelo Detran do Ceará, facilita o acesso dos proprietários de veículos a diversos serviços de maneira rápida e segura, eliminando a necessidade de deslocamento até as unidades físicas do órgão.  

💡 Inovação e transformação digital: confira os avanços do Governo Digital no Ceará 

Ouvir as necessidades do cidadão é fundamental para prestar serviços de forma mais eficaz e eficiente 

O governo inteligente visa otimizar a prestação de serviços públicos, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos cidadãos.  

O Programa Piauí Saúde Digital é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí destinada a modernizar e integrar os serviços de saúde por meio de tecnologias digitais. Seu objetivo é melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento médico e da gestão em saúde pública. 

A iniciativa vai chegar a 222 cidades, o que representa 99,1% dos municípios. Serão ofertados atendimentos em oito especialidades, sendo elas: psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia e pediatria. Paralela a estas ações, o Mutirão da Catarata vai realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas em todos os 224 municípios piauienses em 2024. 

💡 Conheça outras iniciativas como essa na Plataforma de Transformação Digital da CLP em parceria com a Valid 

Governos inteligentes promovem um ambiente competitivo e mais atrativo para investimentos 

Ao simplificar processos burocráticos e oferecer serviços online, o governo reduz custos e agiliza a abertura de empresas. Além disso, a disponibilização de dados abertos permite que empresas e startups desenvolvam soluções inovadoras para os desafios da sociedade. 

Com a expansão do Aadhaar, a identidade digital da Índia, o volume de transações eletrônicas realizadas no país superou, em apenas 18 meses, o total registrado em 18 anos.  

A explosão digital, impulsionada por uma rápida expansão do sistema financeiro e baixíssimos custos, colocou a Índia no centro das atenções das gigantes de tecnologia, que veem no mercado de pagamentos um terreno fértil para investimentos e inovações. 

Valid impulsiona o Governo Inteligente no Brasil 

A digitalização dos serviços públicos é um caminho sem volta. A questão, agora, é como fazer essa transição de forma inclusiva e eficiente. Para construir um governo digital que atenda às necessidades de todos os cidadãos, a sociedade civil, o setor privado e o governo precisam trabalhar em conjunto.   

Quer saber como a Valid pode contribuir neste processo? Conheça nossas soluções para Governo Digital aqui. 

cta gov digital valid.com

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