A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital pode revolucionar a forma como os brasileiros interagem com o serviço público.
Unificando dados e padronizando o formato em todo o território nacional, a CIN oferece mais segurança, praticidade e agilidade aos cidadãos em suas diversas atividades.
Com o avanço da tecnologia, é possível imaginar que a CIN se torne ainda mais funcional, atuando como um token de acesso em jornadas que têm a identificação como ponto central.
A CIN como token de acesso
Para exemplificar o conceito da Carteira Nacional de Identidade como um documento oficial que te dá acesso aos seus direitos como cidadão, vamos imaginar que você comprou um ingresso para um show.
Um ingresso verdadeiro (aqueles comprados em uma loja oficial ou diretamente na bilheteria, por exemplo) contém selos oficiais, marcas d’água, QRCodes e códigos de barra que dificultam sua falsificação.
Todos os ingressos verdadeiros são registrados em um banco de dados oficial e imutável, que não pode ser facilmente alterado. Cada registro contém informações sobre este ingresso, como o número de série, a data da compra, o nome do comprador e o assento.
No dia do show, milhares de pessoas se reúnem no mesmo lugar, cada uma com seu ingresso. Para garantir que seu ingresso é verdadeiro e que você tem direito a assistir ao show, é preciso realizar uma série de autenticações. Se estiver tudo correto, você é liberado e pode entrar para curtir o show.
Em outras palavras…
Neste exemplo:
- O ingresso é um token de acesso
- O lugar seguro em que ele está registrado é como uma blockchain
- As autenticações são os processos para garantir que seu token é verdadeiro e está devidamente registrado
Assim como o ingresso para um show, a CIN, quando transformada em um token de acesso registrado em uma blockchain, se torna um documento seguro e eficiente para comprovar a identidade de uma pessoa no mundo digital.
Essa transformação abre um leque de possibilidades para a simplificação de processos e a melhoria da experiência do cidadão.
O exercício pleno da cidadania depende diretamente de uma identidade forte e segura
Para demonstração no Congresso da Cidadania Digital, a Valid construiu 5 jornadas que podem ser aprimoradas com o uso da CIN, o documento de identidade oficial do Brasil, para ilustrar o potencial.
Em todas elas, o QRCode no documento físico soma-se à captura biométrica da face do cidadão para autenticar sua identidade.
Em paralelo, os sistemas interoperáveis e os portais de serviços são a infraestrutura tecnológica que habilita transações digitais mais ágeis e seguras para todos.
A seguir, veja como cada uma delas funciona.
Jornada para acesso a produtos financeiros
Abrir uma nova conta, solicitar empréstimos com melhores condições, fazer transações financeiras. Todas essas operações ganham mais segurança e resistência à fraude através do uso da CIN.
Seja na esfera pública ou privada, as múltiplas camadas de segurança e o princípio da única vez (ou seja, o cidadão só precisa inserir seus dados uma vez) garantem que apenas a pessoa correta consiga acessar seus produtos financeiros.
Jornada para pagamentos com a face
“A CIN é um avanço que começa no setor público, mas que pode avançar rapidamente para melhorar o ambiente de segurança também para os serviços privados.”
Ilson Bressan, CEO da Valid
Materializado através de uma cafeteria, os participantes do Congresso Digital da Cidadania poderão viver a experiência de realizar pagamentos com a própria face na Café da Cidadania Digital.
No evento, a jornada é fictícia e os produtos não têm custo. Mas, numa situação real, basta validar sua identidade através da biometria facial que o sistema, integrado à sua conta bancária, autoriza o pagamento sem a necessidade do uso de cartões físicos ou digitais.
Jornada de acesso à saúde pública 100% digital
Aqui, o objetivo é mostrar como um serviço digital pode facilitar até mesmo processos que necessariamente precisam ser físicos, como a realização de uma consulta ou a retirada de remédios disponibilizados pelo SUS.
Nossa jornada permite que o cidadão agende consultas, aplicações de vacinas e retiradas de medicamentos pelo celular. Basta autenticar a identidade através do QRCode da CIN e realizar a captura biométrica uma única vez para desbloquear estes serviços.
Assim, não será mais necessário enfrentar filas e perder tempo apenas para realizar os atendimentos. Todo este processo pode ser feito sem sair de casa, economizando tempo e recursos financeiros do cidadão e do Estado.
Jornada de registro de recém-nascidos
O registro neonatal é obrigatório e direito de todas as crianças. Felizmente, o Brasil avançou consideravelmente na erradicação dos sub-registros. Apesar disso, ainda existem brechas que possibilitam a troca e o roubo de bebês em maternidades.
Nesta jornada, conectamos os dados da pessoa responsável legal aos dados biométricos coletados do recém-nascido para evitar este tipo de problema. Numa situação real, este processo é feito por um profissional da saúde e o bebê já sai da maternidade com a sua própria CIN emitida.
💡 Identificação biométrica neonatal: proteção para recém-nascidos no Brasil
Jornada de fomento à educação
Aqui é possível vincular a identidade do responsável legal à identidade da criança para realizar matrícula nas escolas mais próximas ao endereço de residência.
Além disso, é possível acompanhar a frequência e desempenho escolar e solicitar benefícios sociais, como Vale Uniforme e o Vale Material Escolar.
Diferenciais da CIN
- Segurança: graças às tecnologias avançadas de criptografia e biometria, é possível garantir a autenticidade do documento e proteger os dados pessoais dos cidadãos.
- Praticidade no dia a dia: a CIN permite uma versão digital oficial, que pode ser usada através do celular, o que permite que mais agilidade no acesso aos serviços públicos e privados de forma rápida e fácil, eliminando a necessidade de portar diversos documentos.
- Modernização da gestão pública: a integração da CIN digital com outros sistemas governamentais otimiza processos, reduz custos e aumenta a eficiência da administração pública.
Valid impulsiona o Governo Digital no Brasil
A CIN representa um novo capítulo na história da cidadania brasileira, oferecendo mais segurança, praticidade e agilidade aos cidadãos. Ao adotar este documento, o Brasil se posiciona como um país moderno e inovador, com foco na simplificação dos processos e na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
A Valid é a maior emissora da CIN no Brasil e atua diretamente com a Polícia Civil e os Institutos de Identificação dos estados.
Conheça outras soluções para Governo Digital aqui.