logo-futuroid-azul
Buscar post
Search
Close this search box.

Eficiência sem barreiras: interoperabilidade de sistemas é fundamental para avanço do Governo Digital

Entenda como a interoperabilidade impulsiona a transformação digital no serviço público

Compartilhe:

A interoperabilidade é a tecnologia que estabelece o intercâmbio de dados entre diferentes órgãos e secretarias do Governo para proporcionar mais eficiência e agilidade. Ao mesmo tempo em que ela integra diferentes bases, ela mantém a unicidade de cada uma.

O resultado são serviços públicos e privados mais centrados nas necessidades dos cidadãos, já que a interoperabilidade permite que o usuário acesse diferentes serviços em um único lugar, ou através de um mesmo login.  

Sua força reside em completar e harmonizar o ecossistema digital, tornando a interação com a tecnologia intuitiva e responsiva. Esta conexão harmoniosa transforma partes isoladas em um conjunto coeso e funcional. 

Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre a importância fundamenta da interoperabilidade para o avanço e a consolidação do Governo Digital no Brasil.

Entendendo as diferenças: integração vs. interoperabilidade

Integração no Governo Digital

Conecta diferentes sistemas para operarem juntos, como peças que se encaixam em um quebra-cabeça. Porém, a integração não garante que estes sistemas ‘conversem’ efetivamente.

Interoperabilidade no Governo Digital

O diferencial é assegurar a propriedade dos dados enquanto realiza a autorização de acesso, tudo isso de forma confiável e com rastreabilidade. A interoperabilidade orquestra os dados ao trocar comunicação de forma fluída. 

Portanto, enquanto a integração lida com a estrutura, a interoperabilidade é sobre a essência da comunicação e colaboração, completando o quebra-cabeça de um ecossistema digital eficiente.

Interoperabilidade na prática

A interoperabilidade permite que sistemas distintos colaborem, compartilhando informações pela internet. Ela viabiliza a comunicação entre entidades públicas e privadas, independentemente de suas plataformas tecnológicas. Pontos de acesso com protocolos comuns atuam como intérpretes entre esses sistemas.

A segurança e a autenticidade são essenciais nesse processo. Sistemas como o X-Road, com código aberto estruturam a interoperabilidade, enquanto promovem a transparência e colaboração. Esse arranjo facilita a troca de informações, além de assegurar a flexibilidade e a segurança do ecossistema digital.

Para uma interoperabilidade eficiente entre sistemas, é crucial que os dados sejam uniformes e interpretados de maneira consistente por todas as partes envolvidas. A solução de padronização de dados da Valid impulsiona a eficiência, minimiza erros e otimiza a tomada de decisões.

Confira os benefícios da Padronização de Dados

  • Eficiência integrada: promove integração eficaz entre sistemas diversos;
  • Dados precisos e seguros: garante uniformidade, reduzindo erros e fortalecendo a segurança;
  • Economia de recursos: otimiza uso de recursos e evita gastos desnecessários;
  • Adaptabilidade contínua: facilita a integração de novos sistemas, mantendo a infraestrutura moderna;
  • Transparência administrativa: torna a administração mais transparente e responsável, com dados acessíveis.

Reconhecida por seu governo digital avançado, a Estônia já colhe os resultados da interoperabilidade. Serviços essenciais estonianos, como transações bancárias e consultas médicas, são facilmente acessíveis online, economizando tempo valioso para os cidadãos. Esta evolução aumenta a eficiência da administração pública e dá mais autonomia aos estonianos.

Estônia: eficiência através da interoperabilidade

Um exemplo concreto desse avanço é a economia de tempo proporcionada pela assinatura digital: cada cidadão poupa, em média, cinco dias úteis por ano. Além do impacto individual, há uma contribuição significativa para a economia no geral. No âmbito governamental, foram mais de 1.800 anos de trabalho poupados em apenas um ano através da interoperabilidade.

💡 Desbloqueando o sucesso para um mundo mais digital: lições da eGov Conference 2024 

Estudo de Caso: Interoperabilidade e a resistência da Ucrânia

A Ucrânia, que enfrenta desafios sem precedentes devido à guerra, encontrou na interoperabilidade uma forma de manter seus serviços públicos seguros e ativos para toda a população. O projeto foi realizado em tempo recorde através de parceria com a Cybernetica, empresa Estoniana.

Apesar do estado de guerra e de constantes ataques cibernéticos russos, a estrutura do Governo Digital da Ucrânia permanece sólida e resistente. Com isso, a população Ucraniana continua a acessar serviços essenciais de forma segura, eficiente e simplificada.

Além de manter o serviço ativo e protegido contra hackers, houve uma melhoria notável na interação do governo com os cidadãos. Os maiores ganhos foram em eficiência ao reduzir a burocracia e as longas filas para acesso aos serviços do Estado. Além disso, a interoperabilidade também ajudou a Ucrânia a ter uma política de transparência de dados com a população. 

Valid & Cybernetica: desenvolvimento da maior plataforma de interoperabilidade do Brasil 

Em outubro de 2023, a Valid estabelece uma parceria com a Cybernetica para desenvolver uma plataforma de interoperabilidade segura e adaptada ao contexto brasileiro. Ivan Murias, CEO da Valid, destaca a parceria como um catalisador para acelerar a digitalização neste setor.

A nova plataforma de interoperabilidade deve trazer para o Brasil a eficiência e inovação características do governo digital estoniano, com a expertise da Valid em soluções de identificação digital segura. A expectativa é que a colaboração entre Valid e Cybernetica gere avanços significativos na digitalização de serviços públicos no Brasil, beneficiando tanto o governo quanto os cidadãos com processos mais ágeis e eficientes.

Acelerando o desenvolvimento digital no Brasil com Interoperabilidade

É ​​importante destacar os benefícios específicos que essa colaboração pode trazer em termos de interoperabilidade alinham-se com as metas nacionais de desenvolvimento digital:

1. Economia de custos: ganho financeiro por meio de processos digitais mais eficientes

Maior Eficiência e Facilidade na Geração de Valor: Com serviços digitais proporcionando economias significativas para empresas e cidadãos.

Estima-se, por exemplo, que a digitalização de serviços públicos no município de São Paulo reduziria o custo em 74%. Isso representaria uma economia de 2.4 bilhões de reais segundo o Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

💡 A Índia também vem se destacando no Governo Digital. Saiba mais sobre os avanços do país.

2. Aumento da satisfação da população com serviços públicos

Sistemas interoperáveis permitem que as informações fluam de forma mais rápida e precisa entre os diferentes órgãos públicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera para os cidadãos.

Imagine, por exemplo, a possibilidade de emitir uma segunda via de RG ou solicitar um atestado de antecedentes criminais sem precisar se deslocar até um órgão público e apresentar uma série de documentos. Essa é a realidade que a interoperabilidade pode proporcionar.

3. Aumento na produtividade e intercâmbio entre órgãos públicos

A interoperabilidade permite a troca segura de comunicação entre órgãos públicos. Isso resulta em uma maior produtividade das instituições públicas.

Além disso, contribui para a melhora dos serviços ao fortalecer projetos em parceria entre diferentes secretarias.

Autenticação forte: ID Digital como barreira de segurança

A identidade digital faz o papel de barreira de segurança ao autorizar o acesso seguro aos serviços digitais. A ID Digital conectada a plataforma de interoperabilidade também pode servir como proteção de segurança extra ao facilitar a rastreabilidade de ações duvidosas.

Ao estabelecer uma comunicação segura e eficiente entre sistemas, observa-se um aumento na proteção contra vulnerabilidades cibernéticas.

banner id digital e segurança pública

Com a ID Digital, a experiência de acesso a serviços se torna mais ágil e também significativamente mais segura.

Portanto, a identidade digital opera como um autenticador rigoroso em sistemas interconectados. No ecossistema da Valid, a identidade dos usuários é confirmada através da base biométrica do Estado, o que garante que os dados possam circular apenas entre pontos autorizados.

Esse é um aspecto importante para mitigar riscos de segurança e resguardar informações delicadas.

As vantagens da interoperabilidade na experiência do cidadão

A interoperabilidade tem um impacto direto e significativo na vida do cidadão comum. Quando sistemas de governo são interconectados de forma eficaz, o acesso a serviços públicos torna-se mais ágil, seguro e transparente. Abaixo listamos benefícios tangíveis para o cidadão.

O portal de serviços do Estado, ao centralizar vários serviços em uma única plataforma interoperável, simplifica a interação do cidadão com diversas órgãos governamentais. Isso significa menos tempo gasto em filas, menos papelada e uma redução nas barreiras para acessar serviços essenciais.

Além disso, a segurança é ampliada. O portal da Valid usa autenticação robusta para garantir que os dados do usuário estão protegidos, o que mantém um nível alto de integridade e confidencialidade. 

O resultado é uma maior comodidade para cidadão, que agora pode acessar em um só lugar todos os serviços públicos digitais. Isso vai desde a renovação de documentos até o acesso a serviços de saúde. Esse é o poder da interoperabilidade quando aplicada de forma inteligente e centrada no usuário.

Interoperabilidade e Governo Digital: a trajetória de transformação

No webinar promovido pela Cybernetica em parceria com a Valid, Ilson Bressan, CEO da Valid, destaca a importância da interoperabilidade:

“Consideramos importante o uso de uma plataforma de interoperabilidade robusta, que garanta o princípio da identificação do cidadão em diferentes partes ao consumir serviços públicos ou privados. Uma pesquisa realizada pela FGV indica que são gastos R$ 174,2 bilhões de reais com identificação. 
 
No Brasil, existem 27 estados com 27 bancos de dados diferentes apenas no nível estadual. No nível federal, temos enormes bancos de dados de instituições de saúde e instituições fiscais. Em cada um desses serviços, precisamos comprovar de maneiras diferentes, gastando muito tempo e dinheiro. Enfrentamos muitas fraudes, especialmente no nível federal. Para nós, interoperabilidade é o backend que permite que possamos comprovar de maneira simples a identidade”. 

A Valid impulsiona o Governo Digital no Brasil

A jornada rumo ao Governo Digital é desafiadora, mas alcançável. A interoperabilidade é peça fundamental porque integra sistemas e cria um ambiente coeso, que prioriza eficiência, segurança e transparência.

Na administração pública, a interoperabilidade emerge como catalisadora da digitalização do Governo. A sociedade digital do futuro requer uma plataforma interoperável robusta para aprimorar efetivamente a oferta, segurança e qualidade dos serviços públicos estaduais.

cta gov digital valid.com

Confira como a Valid pode ser um parceiro estratégico na implementação de soluções de Governo Digital na sua gestão.

Fale com um especialista

Compartilhe:

Para saber mais sobre Governo Digital, assine a nossa newsletter.