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Onboarding Digital no Serviço Público: tecnologia traz eficiência operacional para o Governo Digital 

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O setor público enfrenta o desafio de oferecer serviços públicos cada vez mais úteis e funcionais para o cidadão. O onboarding digital surge como aliado. Este é um processo para coletar, cadastrar e comprovar a identidade de uma pessoa.

O cadastro confiável é importante porque tem o poder de liberar ou bloquear os acessos a determinados serviços. Quando esse processo é feito de forma digital, é possível trazer mais agilidade no atendimento, reduzindo os trabalhos manuais e possibilitando foco nos serviços necessariamente presenciais.  

Onboarding digital e a melhora nos serviços públicos  

O que é? 

Onboarding Digital nos serviços públicos é o processo de utilizar ferramentas digitais para facilitar a admissão ou o registro de novos usuários. Essa tecnologia funciona como um formulário de cadastro, mas feito de forma digital.  

O objetivo é coletar os dados necessários para comprovar a identidade de uma pessoa (como nome, CPF, foto dos documentos, impressões faciais e digitais, endereço, entre outros) e garantir seu acesso a determinados serviços.  

O que muda? 

O onboarding tradicional exige interações físicas, preenchimento manual de formulários e espera em longas filas. Já o onboarding digital permite que os usuários se registrem, se autentiquem e comecem a usar serviços de forma totalmente digital, pelo computador ou dispositivo móvel.  

Isso pode ser feito em questão de minutos e retira a necessidade de deslocamento até uma agência ou posto de atendimento. Além de melhorar a eficiência operacional, a digitalização torna os serviços mais acessíveis a uma maior parcela da população, inclusive àqueles em regiões remotas ou que tem mobilidade reduzida, por exemplo.  

Estado mais eficiente, cidadãos mais satisfeitos 

A implementação dessa tecnologia nos serviços públicos traz múltiplos benefícios tanto para o estado quanto para os cidadãos, como:  

  • Eficiência operacional: a digitalização de processos reduz significativamente o tempo de espera para a prestação de serviços, o que permite que os órgãos públicos atendam a um número maior de cidadãos gastando menos recursos. 
  • Redução de filas e congestionamento: ao mover o processo de onboarding para o ambiente digital, os cidadãos podem evitar deslocamentos desnecessários e longas esperas. Isso resulta em um acesso mais rápido e direto aos serviços necessários. 
  • Melhoria na experiência do cidadão: a facilidade e a conveniência do onboarding digital aumentam a satisfação dos usuários. Assim, ajuda a promover uma visão mais positiva dos serviços públicos. Serviços simples e acessíveis também incentivam uma maior adoção e uso dos serviços digitais disponíveis. 
  • Redução de trabalho manual do Estado: agilizar processos, como a emissão da segunda via de documento, que são mais simples, libera recursos valiosos. Isso permite mais atenção e foco em tarefas que requerem interação presencial, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). 

Identificação rápida e eficiente 

As tecnologias de onboarding digital permitem que o cidadão realize processos, como a solicitação da segunda via do RG e da CNH, de forma autônoma. Isso agiliza todo o procedimento prévio à obtenção do documento físico. 

A tecnologia Valid é pioneira em dois formatos:  

  • Onboarding Digital por autoatendimento: nesta modalidade, o cidadão passa pela experiência de forma autónoma. Basta enviar uma foto de documento ou uma selfie, preencher um formulário, coletar uma assinatura ou qualquer outro procedimento importante para a jornada.  
  • Onboarding Digital por video chamada: este processo é equivalente à identificação pessoal, mas sem perder a facilidade do processo digital. O cidadão não precisa sair de casa para ter sua identidade reconhecida.  

O onboarding digital impulsiona o avanço do Governo Digital no Brasil 

A implementação de Onboarding Digital confiável e seguro no serviço público é um passo importante na transformação digital do Governo. As soluções Valid utilizam tecnologias multibiométricas avançadas que trazem eficiência e acessibilidade para melhorar a experiência dos cidadãos nos serviços públicos.

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