logo-futuroid-azul
Buscar post

eGov Conference 2024: o que esperar do maior evento de Governo Digital do mundo

Compartilhe:

A décima edição do eGov Conference, evento que acontece anualmente na Estônia, é um convite para embarcar em uma jornada de aprendizado junto a um dos países mais digitalizados do mundo. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de maio.  

Referência em Governo Digital, o país se destaca graças a um sistema abrangente que atende 99% dos serviços públicos de forma digital, segura e muito eficiente. Hoje, com exceção do divórcio, todos os demais serviços públicos podem ser realizados sem que o cidadão precise sequer sair de casa.  

A tríade de componentes-chave, composta por uma ID Digital forte e segura, sistemas interoperáveis e portais de serviços para o cidadão são a estrutura que sustenta a evolução constante do país.  

A conferência é uma oportunidade para que governantes de todo o mundo aprendam, diretamente com quem é referência, as melhores práticas para construir um Governo Digital centrado no usuário. 

O que esperar da edição de 2024? 

A edição deste ano tem como tema Unlocking Digital Success e se concentrará em como o sucesso digital pode levar a sociedades mais conscientes, competentes e que desfrutam de prosperidade e abertura. 

Alguns pontos chave já estão mapeados na programação, como: 

  • Iniciativa nacional comprometida: o sucesso digital exige um compromisso firme de todos os setores da sociedade: governo, setor privado e academia. 
  • Abordagem sistemática: é necessário um plano estratégico e abrangente para o avanço da governança e das regulamentações, garantindo que a transformação digital seja realizada de forma eficaz e eficiente.  
  • A educação de qualidade para todos é essencial para preparar os cidadãos para o futuro digital. 
  • Os serviços digitais devem ser projetados com o foco nas necessidades e expectativas dos cidadãos. 
  • Construir um ambiente de negócios digital propício à inovação e ao empreendedorismo digital é fundamental para o crescimento econômico. 
  • A tecnologia é aliada e pode ser utilizada para promover a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente 
  • A segurança digital deve ser trabalhada como viés cultural. Isso é essencial para proteger os cidadãos e as empresas contra ameaças cibernéticas. 

Relembre o que foi destaque na edição de 2023 

Participação expressiva do Brasil 

Andres Sutt, ex-Ministro de Empreendedorismo e Tecnologia e atual membro do Parlamento Estoniano, fez questão de ressaltar que ainda não tinha visto uma delegação tão grande quanto a do Brasil na Estônia. Para ele, isso destaca a importância e o potencial deste encontro. 

Workshop da Valid: uma plataforma para a troca de ideias 

A Valid realizou um workshop com clientes e parceiros que se destacou como oportunidade de interação e debate entre autoridades brasileiras e internacionais. O foco foram os desafios e as oportunidades da transformação digital no nosso país.  

Ilson Bressan, hoje CEO da companhia, e Murilo Lico, Diretor de Marketing da Valid, lideraram um rico intercâmbio de ideias, abordando temas como gestão de dados, infraestrutura digital e jornada do cidadão. 

O consultor digital estoniano Marten Kaevats compartilhou insights valiosos, ressaltando a importância da colaboração e da troca de experiências na aceleração da transformação digital. 

Valorizar o capital humano é fundamental para a transformação digital 

Um dos insights mais importantes da conferência foi a ênfase no capital humano como elemento decisivo para o sucesso da transformação digital.  

Ilson Bressan, Mari-Liis Suurpalu (RIA) e Konris Gregormenten Maynard (Ministro de Infraestrutura Pública de São Cristóvão e Névis) destacaram a importância do desenvolvimento de competências e da gestão de talentos para impulsionar a inovação e garantir a efetividade das iniciativas digitais. 

Sempre há espaço para melhorar 

Sr. Mikko Mattinen, Diretor Digital da Finlândia, ressaltou a importância de nunca se acomodar e de estar sempre buscando novas formas de aprimorar os serviços digitais

A Finlândia está em 1º lugar no ranking DESI (Índice de Economia e Sociedade Digital). Ainda assim, a lição que fica é que a busca pela excelência é um processo contínuo. De acordo com o Diretor, “não importa o quanto um país esteja avançado em Governo Digital, sempre existe espaço para melhorar.” 

Relembre outros destaques desta palestra aqui.

Reforço da importância da ID Digital forte e segura  

Este tema é uma constante na abordagem estoniana para o avanço rápido do Governo Digital. Garantir uma infraestrutura digital segura e confiável permite a simplificação de processos, fortalece a segurança e a confiança nas transações eletrônicas.  

Em paralelo, o desenvolvimento de sistemas interoperáveis que permitam colaboração entre diferentes entidades governamentais surgiu como tema de muita discussão. Na experiência da Estônia, a combinação das duas coisas se mostra essencial para a prestação de serviços públicos mais integrados e centrados no cidadão.  

A imersão revelou como a Estônia conseguiu superar desafios organizacionais e técnicos para criar um ecossistema digital coeso, que serve de modelo para países em todo o mundo. 

Acompanhe o evento nas redes sociais da Valid 

A conferência contará com uma série de painéis e workshops com especialistas internacionais e nacionais, que compartilharão suas experiências e insights sobre os principais temas da transformação digital. 

A Valid estará presente no evento ao lado de uma comissão de representantes do poder público de várias instâncias e geografias do nosso país.

Siga nossos perfis do Instagram e no Linkedin para ficar por dentro da cobertura do evento.  

Confira como a Valid pode ser um parceiro estratégico na implementação de soluções de Governo Digital na sua gestão.

Fale com um especialista

Compartilhe:

Para saber mais sobre Governo Digital, assine a nossa newsletter.