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Inovação e transformação digital: confira os avanços do Governo Digital no Ceará 

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O Ceará está na vanguarda da digitalização dos serviços públicos no Brasil. Através de inovações tecnológicas, os avanços do Governo Digital no Ceará tem melhorado a eficiência e a segurança dos serviços oferecidos. Em paralelo, o Estado está desenvolvendo uma estratégia ainda mais abrangente, que inclui interoperabilidade, identidade digital e portais unificados de serviços.  

Essas iniciativas garantem conveniência e acessibilidade para os cidadãos, refletindo a visão do estado de construir um governo mais conectado e responsivo. 

Continue a leitura ou assista o depoimento do Dr. Michel Mourão Matos, Superintendente do Detran Ceará, contando mais detalhes sobre o processo de digitalização das jornadas. 

O caminho para a digitalização: da crise surgiu a oportunidade para inovar 

De acordo com Dr. Michel Matos, a iniciativa da digitalização do DETRAN foi impulsionada pela necessidade de adaptar o órgão às circunstâncias imprevistas da pandemia de Covid-19. Era necessário manter serviços essenciais acessíveis sem diminuir a qualidade.   

A introdução de um ChatBot representou um primeiro passo nesse processo. A tecnologia manteve serviços cruciais em funcionamento e ao alcance dos smartphones dos cidadãos.  

A partir disso, a expansão dos serviços digitais prosseguiu rapidamente. Procedimentos como a solicitação da segunda via da CNH e o licenciamento de veículos tornaram-se acessíveis através do Balcão Digital

Esta iniciativa foi bem aceita pelo público e estabeleceu um novo padrão para o acesso, pois trouxe agilidade e segurança para os serviços públicos oferecidos pelo estado. 

O importante papel da interoperabilidade para o avanço do Governo Digital no Ceará 

Sobretudo na esfera da interoperabilidade, os avanços podem ser muito significativos. Para fazer isso acontecer, o Detran e a Pefoce (Polícia Forense do Estado do Ceará) devem estabelecer um sistema para a troca de dados entre os órgãos.  

Na prática, ambas as entidades mantêm seus bancos de dados independentes. A diferença é que seria possível trocar informações, de forma eficiente e segura, entre as duas bases de dados.  

E são várias as vantagens:  

  • Eficiência operacional: a troca direta de informações acelera os procedimentos. Isso reduz o tempo de resposta para solicitações e verificações necessárias para ambos os órgãos. 
  • Aumento da segurança: com a interoperabilidade, o risco de fraudes e erros diminui. Além disso, a capacidade de verificar dados em tempo real entre as bases garante uma maior integridade e confiabilidade das informações processadas. 
  • Redução de custos: tanto para o estado quanto para o cidadão, processos mais rápidos traduzem-se em economia de recursos financeiros e também de tempo. Na percepção do Dr. Michel, a economia de tempo é considerada, hoje, uma das ‘moedas de troca’ mais valiosas na relação com o cidadão.  

💡 Saiba mais sobre interoperabilidade e como ela pode transformar o Governo e empresas privadas 

Como sistemas interoperáveis podem melhorar a gestão pública no Ceará 

Posteriormente, o desejo é expandir a interoperabilidade para outras secretarias e órgãos do Estado para viabilizar “esse nível de conversa [entre os bancos de dados] e agilizar e disponibilizar, com mais segurança e mais facilidade ao cidadão, o acesso às informações e aos serviços correspondentes”, afirma Dr. Michel.  

Ao integrar soluções de Identidade Digital, sistemas interoperáveis e melhores jornadas para o cidadão, o Superintendente acredita que será possível, de forma mais eficiente:  

  • Melhorar o processo de emissão da CNH Popular: para emitir este documento, hoje o Detran precisa verificar se o cidadão é beneficiário de programas sociais, como o Ceará Sem Fome, ou se possui alguma deficiência, dados que estão armazenados na base da SPS (Secretária de Proteção Social). Com a integração das bases, isso poderá ser feito de uma vez só.  
  • Tornar as blitzs de trânsito mais eficientes: os policiais poderiam validar a identidade do condutor e outras informações pertinentes sem demora. Isso pode eliminar atrasos causados pela necessidade de checar informações que possam estar em órgãos diferentes. 
  • Checar qualificações específicas: como no caso de motoristas de ônibus escolares, onde é necessário verificar a validade de cursos e outros requisitos necessários para a função. 

Ao compartilhar informações de forma segura entre diferentes entidades governamentais, o Estado do Ceará melhora a qualidade dos serviços oferecidos ao mesmo tempo em que promove uma maior transparência e confiança entre o governo e os cidadãos. 

Valid: parceria de sucesso para a transformação digital do Detran do Ceara 

A jornada do Detran do Ceará é um exemplo do impacto positivo da digitalização no serviço público.  O órgão mostra que é possível avançar oferecendo serviços mais seguros, rápidos e acessíveis. 

A colaboração com a Valid tem sido fundamental nesse processo. Com o sucesso das aplicações, o desejo é “implementar [outras tecnologias] na parte da CNH, de forma que os procedimentos possam ser mais seguros e mais rápidos e sempre com essa visão do cidadão ter maior acesso e facilidade nesse processo.” 

“[A Valid] tem nos trazido soluções para problemas que, no decorrer do dia, a gente só consegue detectar por conta dessa parceria”. Este compromisso com a melhoria contínua, impulsionado pela interoperabilidade, reflete o compromisso das duas partes com a digitalização, destaca Dr. Michel.  

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